Ir para o conteúdo

Órgãos Regulatórios ANAC, DECEA e ANATEL


Material for MkDocs

Hoje no Brasil todo e qualquer Veiculo aéreo-tripulado deve responder as regras de 3 Órgãos principais:

ANAC Agência nacional de aviação civil

Responsável pelo registro e identificação da aeronave (A quem pertence, quem opera), o Spectral é entregue com o certificado de matricula da ANAC emitido em nome da empresa compradora. Disponíveis para download na área de acesso restrito.

O Spectral está cadastrado na ANAC como CLASSE 3 (Até 25kg) estando apto para operaçõs LOS (Line of sight - Linha de visada)

Para operações BVLOS (Beyond line of sight - Além da linha de visada), é necessário que o projeto da aeronave seja aprovado pela ANAC (incluindo seu sistema de enlace e controle). Até o momento não existem VATNs civis aptos para operações BVLOS no Brasil. O Batmap possui a maioria dos requisitos necessários para operação BVLOS e seu projeto já foi submetido para aprovação da ANAC. No Futuro os usuários poderão optar por equipar suas aeronaves com os requisitos BVLOS se necessário.

DECEA Departamento de controle do espaço aéreo

Responsável pelo controle do espaço aéreo, com a matricula da ANAC é possível fazer a reserva do espaço aéreo e asegurar-se de que nenhuma outra aeronave compartilhará o mesmo espaço.

ANATEL Agência nacional de telecomunicações

Responsável por todo e qualquer dispositivo que emite radiação eletromagnética (Ondas de rádio). Para estar em conformidade com a ANAC o Batmap possui 2 certificados de homologação, disponíveis para download na área de acesso restrito.